Assistência destinada a Covid-19 é transferida para Pronto Atendimento em Igaraçu

Local é destinado para pacientes com sintomas gripais

Por Redação 01/07/2021 - 11:54 hs
Foto: Laboratório Exame

Na última semana, a assistência realizada a pacientes com suspeita de Covid-19 em Igaraçu do Tietê, que acontecia Salão da Terceira Idade, foi transferida ao Pronto Atendimento. A ação foi motivada pela inadequação do antigo local, que não possuía a estrutura ideal para atender a população.

De acordo com Luciani Vinchi, secretária da Saúde do Município, o antigo local era improvisado. “Não havia local exclusivo para médicos, enfermeiros e outros profissionais. Estávamos dando a assistência necessária, mas não era o mais adequado, nem para a equipe nem para os pacientes”, disse.

Luciani comenta que foi necessário realizar adaptações no Pronto Atendimento. “Preparamos uma ala, colocamos divisórias, fizemos vários reparos e conseguimos deixar pronto. Agora, além de mais segurança, há mais conforto também. Ali teremos disponíveis médicos, enfermeiros, técnicos e atendentes, além dos medicamentos. Faremos também a aplicação de injetáveis, se for necessário”.

O local é destinado a pacientes com sintomas respiratórios ou gripais. “Gostaria de deixar claro que a ala foi montada com o objetivo de atender casos suspeitos de Covid-19, as demais comorbidades deverão ser tratadas das Unidades Básicas de Saúde”, enfatizou.

Para ela, a maior dificuldade é conseguir mais médicos a fim de agilizar os atendimentos. “É muito difícil contratar, eles estão todos em plantões, com carga horária bem ocupada por conta da pandemia. Mas, estamos nos empenhando para que possamos contratar e atender a grande demanda”.

Além disso, é necessário realizar agendamento. “Infelizmente o número de suspeitos e positivados aumentou muito, por isso houve a necessidade de aumentar a equipe. Estamos tendo cerca de 70 atendimentos por dia, e não tem como o médico atender mais de 30 pacientes em uma manhã, por exemplo. Por isso, pedimos para que liguem no telefone 997103613. Se os sintomas forem muito urgentes, orientamos a procurar o Hospital e Maternidade São José, em Barra Bonita”, finalizou.