Consórcio vai pressionar para asfaltamento da estrada do Baixão

Pedido foi feito ao governador do Estado em sua vista à região

Por Redação 02/07/2021 - 09:48 hs
Foto: Divulgação/Prefeitura de Barra bonita
Consórcio vai pressionar para asfaltamento da estrada do Baixão
Zequinha aproveitou o encontro com Doria para pedir a realização do asfalto

Encabeçado pelo prefeito de Barra Bonita José Luiz Rici, o Zequinha, um consórcio deverá ser formado entre municípios da região para pressionar o Governo do Estado a asfaltar a estrada do Baixão da Serra. A via liga Barra a Santa Maria num trecho de aproximadamente 50 km, dos quais quase 10km já são pavimentados.

Segundo a Prefeitura de Barra Bonita o convite para participar do grupo foi feito aos prefeitos de Mineiros do Tietê, Geziel Pereira Lima, Dois Córregos, Ruy Diomedes Favaro, Torrinha, Rene José Blumer, Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto e Igaraçu do Tietê, Ricardo Verpa. O primeiro passo será uma reunião na próxima semana com o objetivo de fortalecer o pedido feito ao Governo do Estado de São Paulo.

O empenho teve início durante a visita do governador João Doria à região na quinta-feira (02/07). Acompanhado de seu vice Manoel Fabiano Ferreira Filho (Manezinho), Zequinha aproveitou a visita de Doria a Jaú para solicitar a pavimentação da vicinal. Ele explicou ao governador a importância da estrada, já que grandes empresas estão instaladas às suas margens como a Camil Alimentos, Budel Transportes e futuramente a Amyris Biotecnologia do Brasil, além da Raízen. Além do transporte de mercadorias a estrada também é via de acesso aos funcionários destas empresas, e segundo Zequinha o asfaltamento traria mais segurança e comodidade.

Doria encaminhou o pedido ao Secretário de Logística e Transportes, Edson Caram, que prometeu analisar a demanda. “Essa é uma reivindicação antiga de Barra Bonita, desde da década de 60 e 70 com a implantação da Usina de Açúcar e Álcool, hoje Raízen. Há muito tempo o município trava uma batalha na busca da pavimentação da vicinal, Barra Bonita - Santa Maria da Serra”, frisa nota da Prefeitura da Barra.

O asfaltamento da Estrada do Baixão é reivindicação antiga das cidades que margeiam a vicinal. Há dez chegou a ser realizada uma licitação para a execução da pavimentação, com publicação no Diário Oficial em março de 2011. Na época, a empresa Leão & Leão apresentou a proposta de R$ 22 milhões para executar o serviço em 33,2 km. O processo de licitação havia sido feito na gestão do então governador José Serra, mas ao assumir o cargo seu sucessor Geraldo Alckmin alegou falta de recursos e cancelou o contrato.