Avião da FAB faz monitoramento do espaço aéreo

Um dos objetivos é encontrar interferências no sistema de radares da região

Por Redação 11/08/2021 - 16:02 hs
Foto: DECEA

Um avião Legacy da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoou a região nesta quarta-feira(11) em atividade de medição, aferição e calibração equipamentos auxiliares instalados em aeroportos como os de Bauru e Arealva. A presença da aeronave aguçou a curiosidade da população, que cogitou várias possibilidades.


O equipamento possui 14 antenas sobre a fuselagem e asas e foi adquirido em 2016. É operado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), uma unidade do Departamento de Controle do Espaço Aérea (DECEA), baseado na área militar do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ).

O objetivo é analisar as capacidades e condições dos radares e encontrar fontes de interferência nos serviços de comunicação e navegação, como rádios piratas. A reportagem acompanhou o voo através do site Flight Radar e verificou que por volta das 15h30 o avião pousou no Aeroporto Moussa Tobias, em Arealva.


A FAB explicou sobre a ação:


"Trata-se de voo realizado por aeronave pertencente ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), organização militar do Comando da Aeronáutica responsável pela inspeção e aferição de todos os auxílios à navegação aérea do Brasil, assegurando, assim,  a operacionalidade e a confiabilidade para utilização por parte dos usuários.


A Inspeção em Voo de Equipamentos e Procedimentos Operacionais garante a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) ao aferir regularmente todos os equipamentos de auxílio à navegação aérea, aproximação e pouso do Brasil.

A inspeção verifica a qualidade dos sinais destes equipamentos em voo, fazendo análises, medições e, quando necessário, correções para que atendam aos parâmetros previstos."